Textos

Yoga e Mulher - Entrevista com a Filha de Pattabhi Jois

Uma entrevista com a Filha do Guru - um revolucionário yoga

Por Lisa Lalér & Bill Brundell

Quando estávamos em Mysore, Índia, em 2007, tivemos a grande oportunidade para realizar uma entrevista com Saraswathi Rangaswamy - a filha do guru da ioga ashtanga, Sri K Pattabhi Jois. Saraswathi foi praticando e ensinando ioga ashtanga há muitos anos, juntamente com seu pai e filho, Sharath Rangaswamy. Ela dá aulas no shala Pattabhi Jois 'yoga em Gokulum seis dias por semana em uma sala que leva cerca de 70 alunos por vez. Ao mesmo tempo, ela também é responsável pela família de seu pai.

Saraswathi criou um pouco de yoga-revolução em Mysore, quando ela se tornou a primeira mulher professora de ioga para ensinar homens e mulheres juntos. Ela foi criticada pela comunidade local para quebrar a tradição indiana de manter homens e mulheres separados. Ela também se tornou o primeiro aluno do sexo feminino para estudar na Mysore Sanskrit College, onde estudou sânscrito e yoga.

Na sombra de um homem-família dominou brilha uma pequena, mas poderosa mulher, com um brilho nos olhos, cheio de conhecimentos, compaixão e humor. Com uma mente aberta e uma mão firme, ela passa a tradição para a próxima geração de praticantes de ioga ashtanga e professores. Saraswathi caminha com passos sólidos - nas pegadas do seu pai, determinada a continuar a partilhar a sua paixão por yoga, da Índia para o resto do mundo.

Lisa: Você cresceu com Guruji como um pai - você pode nos dizer alguma coisa sobre como foi crescer em uma família de yoga?

Saraswati: Sim, minha educação foi muito bom. A família era muito pobre, mas muito afetuoso. Comecei a praticar yoga quando eu tinha cinco anos, mas naquela idade era só por diversão. Meu pai me ajudou a fazer handstands e backbends - Eu estava brincando com os asanas. Assim como meu neto Shradda está fazendo agora. Eu comecei a fazer asanas regularmente quando eu tinha dez anos e eu continuei a praticar até que eu tinha 22 anos. Depois disso, eu praticava menos regularmente. Mas no total eu praticava intensamente durante anos, talvez dezesseis ou dezessete anos. Quando minha mãe ficou doente eu cuidava dela e eu tinha um monte de coisas para cuidar em casa. Quando minha mãe morreu, se tornou responsável pela casa do meu pai.

L: Quantos anos você tem hoje?
S: Eu tenho 65 anos.

L: Quando você começou a ensinar yoga?
S: Eu comecei a ensinar há 35 anos. Antes que eu me casei eu assistida Guruji e depois que me casei, quando eu tinha 26 anos e me mudei com meu marido para a sua casa perto de Calcutá. Eu fiquei grávida e tinha dois filhos e eu estava muito ocupado cuidando deles e da família do meu marido, mas quando me mudei de volta para Mysore, comecei a assistir Guruji novamente.

L: Quando você começou a ensinar suas próprias classes?
S: Eu comecei a ensinar minhas próprias classes quando o meu filho, Sharath tinha 4 anos (1975).

L: Pelo que eu entendo, você foi a primeira professora de ioga do sexo feminino em Mysore para começar a ensinar homens e mulheres juntos. Você pode falar sobre como isso aconteceu?
S: Eu comecei a ensinar aos homens e mulheres juntos há mais de dez anos atrás. Antes que eu era apenas as mulheres de ensino. Tradicionalmente, na Índia homens e mulheres estão praticando em separado - embora tenha começado a mudar um pouco agora. Muitas pessoas me perguntaram se eu não poderia começar a ensinar aos homens tão bem como eu pensei, "porque não?" Professores do sexo masculino foram ensinando homens e mulheres juntos há muitos anos, então por que não poderia eu, como mulher, fazer isso?

L: No começo, não Guruji aprovar isso?
S: Sim ... ou não, não, não na primeira. Eu penso que ambos Guruji e Sharath não foram tão felizes com isso no começo. Eles pensaram que os meninos e homens que viria a minha aula seria um pouco tímido, porque sou mulher. Mas eu estava determinado, o que era algo que eu queria fazer. So I did it! A decisão foi todo meu.

L: Você trabalha muitas horas por dia. Pode descrever o que um dia normal, é como?
S: Eu acordei acima entre 3.30am e 4AM cada manhã. Eu assistir Guruji das 5 horas da manhã e depois eu ensinar minha própria classe até 10:30. Então eu ensinar novamente entre 4 e 6, à noite. Eu descanso para talvez 30 minutos durante o dia, não mais, porque há tantas coisas para fazer eo telefone está tocando o tempo todo. Há um monte de trabalho com a família também. Após 6 horas da noite, eu gostaria de não fazer nada! Eu vejo alguns programas de TV e jantar. Eu tento ser na cama por 10:30.

L: Você acredita que a prática de asana é ou deve ser muito diferente para homens e mulheres?
S: Não, não realmente, mas nós somos diferentes fisicamente. As senhoras têm seus períodos menstruais cada mês e tem a capacidade de engravidar e dar à luz. Há alguns asanas que não são tão bons para as mulheres a fazer, mas não tantos. É importante ter uma prática regular, mas também para descansar. Especialmente para as mulheres que muitas vezes trabalham todo o dia e depois cuidar da casa e da família. Os homens podem mais frequentemente se concentrar em seu trabalho e depois descansar. Acho que para a maioria das mulheres que trabalham muito e, em seguida, tomar conta de suas casas e suas famílias é o suficiente para fazer série primária. Depois de ter uma prática regular por um longo tempo eles podem fazer Intermediate também. Algumas mulheres podem fazer bem avançado, mas eu não acho que é tão necessário. Primária nos faz aterrada e forte!

L: Porque é que as mulheres não devem praticar ashtanga ioga durante os três primeiros dias do seu tempo?
S: Para algumas mulheres, é muito difícil de praticar durante estes dias, por causa da dor ou que sangra muito. A maioria das mulheres trabalham muito e precisam de descansar e tomar mais fácil três dias a cada mês - é muito importante! Não é bom para o corpo para a prática duro durante o dia quando você sangrar mais e mulheres durante o período que não deve fazer Salamba Sarvangasana ou Sirsasana. Aqui, na Índia, segundo a tradição Brahman o resto a mulher nos dias de hoje, ela não cozinhar e nem sequer ir para a cozinha. Outras mulheres cozinhar para ela e ela come e dorme muito!

L: O que é, de acordo com você, a coisa mais importante para as mulheres que a ioga ashtanga prática a considerar?
S: Isso é deixar o corpo descansar os três primeiros dias do prazo para que o ciclo menstrual não é perturbado. Para algumas mulheres, que não restante da prática daqueles dias, o período pode desaparecer ou se tornar irregular e pode ser difícil para eles para engravidar. Os órgãos do corpo são purificados através dos asanas e isso é muito bom, mas não durante estes dias. Também é importante comer corretamente. Muitas mulheres dizem que não querem comer produtos lácteos, mas as mulheres que praticam ioga necessidade de leite e manteiga, duas vezes ao dia. Especialmente ghee é importante porque refresca o corpo. Na prática de yoga o corpo se torna muito quente e suar muito. Não é bom comer ghee demais, porém, o ghee deve ser puro e de boa qualidade. Uma colher de chá de manhã e à noite é suficiente. Se você come pure ghee você não tem que estar preocupado em ser muito colesterol. Meu pai gosta muito ghee e ele costumava ter talvez um pouco demasiado dele em sua comida - que eu tinha para dizer-lhe que não, ha ha ha! Após o parto, a mulher também deve comer e beber leite ghee para se recuperar.

L: Porque é que as mulheres não devem fazer asanas durante os três primeiros meses da gravidez?
S: Todas as mulheres são diferentes e reagem de forma diferente com a gravidez no início. Alguns são muito cansado e com náuseas e vômitos, outros estão se sentindo bem. É melhor não fazer a prática, durante os três primeiros meses para ver como a gravidez está indo. Mesmo que se sinta forte e saudável é bom para deixar o corpo descansar, porque tantas coisas estão mudando no corpo durante este tempo. Para alguns isso pode levar um pouco de "força de vontade" para abrandar embora ...

L: Para algumas mulheres ocidentais é muito difícil abandonar a prática de três meses, o que você gostaria de dizer a eles?
S: A força de vontade! Eles têm de usar sua força de vontade e de descanso de qualquer maneira! Com uma mente forte, você não perde nada só porque você não faz ásanas por três meses. Yoga é muito mais do que apenas asanas.

L: Como você acha que a mulher grávida deve praticar após os primeiros três meses?
S: Após os primeiros três meses é muito bom para a prática de ioga ashtanga, mas a gestante não deve fazer todos os asanas. Ela não deve fazer torções, como Marichyasana B e D e ela não deve fazer Kurmasana e Supta Kurmasana. Baddha Konasana e Uphavista Konasana asanas são muito bons e por isso é backbendings. Para praticar, durante o resto da gravidez, faz a mulher mais forte e mais fácil a entrega. Eu aprecio as mulheres ocidentais que praticam ioga, porque eles querem praticar e tornar-se forte! As senhoras indianas estão com tanto medo que alguma coisa vai correr mal com a gravidez para que eles não fazem nada. Eles não trabalham e passam a maior parte do tempo na cama e que não é tão bom para o corpo grávido. Talvez as mulheres indianas são um pouco preguiçosos e que não pode ser preguiçoso, se você quiser praticar yoga, ha ha! Não seja preguiçoso! Eu encontro muitas mulheres grávidas quando viajo com Guruji para ensinar no Ocidente. Muitos deles vêm para a prática, embora sejam, no final de sua gravidez. Isso é muito bom porque você precisa ser forte e flexível em seu corpo para dar à luz. A respiração é muito importante, tanto para a gestante e para o bebê que recebe mais oxigênio. Tive muitos alunos que têm praticado até a hora de dar à luz e eles dizem que eles pensam que a entrega foi mais fácil graças à prática de ioga. Muitos anos atrás eu tinha uma senhora canadense em classe que praticou até o dia antes da entrega começou. O marido dela veio até mim quando era hora de ir para o hospital e eu a levei lá. O médico que cuidou dela ficou chateado quando soube que ela tinha sido praticado durante toda a gravidez, e ele perguntou o professor aprovado do que isso. "Ela está de pé direito de fora da porta, assim você pode falar diretamente com ela", disse a mulher do Canadá. Tive de explicar ao médico que o yoga é muito bom para mulheres grávidas, o parto correu muito bem! Uma mulher grávida deve pensar em mudar seu corpo e comer mais - mas não de tudo! Ela deve evitar o mamão e não comer manga tantos. Estes frutos de calor do corpo e quando você está grávida, você não deve se tornar a quente.

L: E quanto a posturas como Salamba Sarvangasana e Sirsasana, é bom fazê-los se estiver grávida?
S: Sim, sem problema!

L: Você prática quando se está grávida?
S: Sim, sim eu fiz.

L: Se uma mulher grávida, que nunca praticaram yoga vem para você aprender yoga, como você ensiná-la?
S: Devagar, devagar. Ela pode começar com apenas um posturas poucos - Surya Namaskar e as posturas de pé primeiro. Ela pode fazer Paschimottanasana com os pés para além de deixar espaço para a barriga. Baddha Konasana e Uphavista Konasana são muito bons e importantes asanas para gestantes.

L: Após o parto, quando é boa para iniciar a prática de yoga de novo?
S: Após cerca de três meses, ela pode começar de novo. Na Índia, a mulher fica muito na cama nos primeiros três meses após o parto e ela toma um banho de óleo diários. O bebê também deve ter banho de óleo e massagem, todos os dias durante três ou quatro meses. Caster - o petróleo é o melhor óleo para usar - tanto para o bebê ea mãe.

L: O que isso significa para você se tornar uma mãe e como é ser uma avó?
S:Ah, ah, ah! Para se tornar uma mãe significava muita responsabilidade! Meu marido trabalhava muito e era frequentemente fora da estação e às vezes era um pouco difícil criar os filhos sozinha, mas não havia muita alegria também! Para ter filhos e ser mãe yoga é muito bom - a mente se torna muito forte. Para ser uma avó felicidade significa muito para mim. Gosto muito do meu primeiro neto, primeiro filho da minha filha -, mas todos os meus netos me faz muito feliz e me dá muita alegria na vida.

L: Por que você acha que a ioga ashtanga se tornou tão popular entre as mulheres ocidentais?
S: Eu acho que é porque Ashtanga Yoga é um método correto, com vinyasa e contrapõe e que pertence a uma antiga tradição. Por exemplo, você deve sempre fazer Uphavista Konasana após Baddha Konasana. Não o contrário. Muitas pessoas estão ensinando os asanas sem vinyasa yoga e fazem asanas sem um sistema. Isso não é correto ioga. Muitos estudantes que começam a ioga ashtanga dizer que suas vidas mudam de uma forma muito positiva - e eu acho que essa é a razão principal para sua popularidade.

L: Qual é o melhor conselho que você, como os mundos mais experiente professor de ioga ashtanga fêmea, gostaria de dar a todas as mulheres ocidentais que praticam o método?
S: A prática regular e aprender o método correto de um professor experiente. Para ensinar é importante e uma parte do yoga, mas também é muito difícil e muitos estudantes começam a ensinar muito cedo. Não se apresse. Não é o suficiente para a prática deste método de três meses e, em seguida, começar a ensinar - então ele se tornará um sistema de fazer dinheiro. Isso não é uma boa maneira de ensinar. Primeiro você aprende a praticar corretamente e então você pode aprender a ensinar. Você deve aprender a ensinar de um professor experiente. Meu pai me mostrou como ajustar os asanas. No começo eu apenas assisti-lo e, em seguida, lentamente, eu comecei a ajustar um asana, ao mesmo tempo. Às vezes, eu cometi erros, e então eu tinha que tentar de novo até me senti mais segura. Ninguém é perfeito, ha ha ha! Você aprende pouco a pouco, uma coisa do momento. É muito mais difícil ensinar, em seguida, para a prática. Algo que é muito importante é aprender um método, de um professor e não para aprender vários métodos ao mesmo tempo com muitos professores diferentes. Isso vai ser confuso. Tente até encontrar um método e um professor que você gosta e estadia. Se você gosta de BKS Iyengar, então a prática seu método. Se você gostaria de aprender ioga ashtanga, vá para Pattabhi Jois e assim por diante. Escolheu um método e um Guru. Esse é o meu melhor aconselhar.

L: Você ainda asanas prática?
S: Eu não praticam regularmente asanas mais -, mas com certeza, eu pratico de vez em quando. Três anos atrás eu quebrei meu tornozelo e desde então tem sido difícil para mim fazer asanas. Agora a coisa mais importante para mim é estar com minha família - especialmente com o meu pai desde que ele ficou doente. Durante os últimos três meses tenho vindo a tomar conta de tudo aqui em casa. Guruji agora está ficando mais forte de novo, mas ele ainda precisa de muita ajuda com o seu cotidiano - afinal ele de seus 92 anos de idade! Para cuidar do meu pai é algo que eu realmente gosto de fazer e eu faço-o com amor. Quando ele era forte e saudável, ele era a pessoa que cuidava da família e eu - agora é minha vez de cuidar dele. Para cuidar da minha família tem sido a minha melhor prática de ioga e de ensinar e ajustar tanto como eu faço hoje é uma grande parte da minha própria prática de asana hoje.

L: Então, finalmente, Saraswathi, o que é o Yoga para você?
S: mente, uma mente forte. O que sempre acontece na vida, não importa. Que eu, através do yoga, ter obtido uma mente forte e um corpo forte, como tem sido uma grande ajuda na minha vida. Agora, quando eu estou de 65 anos, de minha parte traseira é reta e meu corpo está forte e saudável. Eu sou muito forte, rá, rá, rá! E eu não aceito tudo o que vem a mim na vida, boas e más coisas. Yoga é também força de vontade. Meu pai é tão fantástico, ele sabe muito e que ele tenha lido tantos livros. Ele tem uma vontade muito forte e uma mente poderosa. Eu não li tantos livros. O conhecimento que eu tenho, eu comecei junto com a experiência que tive ao longo dos anos, e apesar de eu ter sido o ensino há 35 anos ainda há tantas coisas que eu quero aprender. Há sempre mais a aprender sobre yoga.


L: Saraswathi, thank you so very much.
S: Sim, sim, muito obrigado.

Lisa e Bill se conheceram em Mysore na festa de aniversário de Guruji em 2004 e agora vive com dois filhos, Lisa, em Estocolmo, Suécia. Ambos são regulares, dedicados alunos do AYRI. Para obter mais informações, visite o www.planetashtangayoga.com website.




 

Rua Gonçalves Dias, nº. 109 Pio Correa - Criciúma/SC
Clique aqui para
iniciar uma conversa