Aliança do Yoga

Este Centro possui Professores Filiados na Aliança do Yoga

Textos

Como Alcançar seus Objetivos - Camila Reitz

Como Alcançar seus Objetivos
Por Camila Reitz

Devemos tomar a consciência de que perdemos possibilidades de concretizarmos nossos objetivos por pura falta de memória. Nossa memória infelizmente funciona muito bem quando passamos por experiências difíceis, mas não funciona tão bem assim para lembramos de todas as maravilhosas experiências vividas, e funciona menos ainda para mantermos viva a lembrança sobre os nossos objetivos. Sejam eles objetivos espirituais que necessitam de um longo período de tempo, ou objetivos matérias e pequenos desejos que gostaríamos de realizar agora. Nossa memória falha e quem perde e se enfraquece somos nós.

Sem um objetivo traçado não chegamos a lugar algum, é como esperar um ônibus sem saber para onde se quer ir. Quando temos um objetivo traçado juntamos a ele nossas metas, os compromissos para alcançar as metas e então podemos formular um sankalpa que ajuda a manter o objetivo presente no dia-a-dia, sendo dessa forma mais possível ser alcançado.

Então vamos ao primeiro passo, que é pensar nas suas metas. Uma meta é algo que se pretende alcançar quando se realiza uma ação. Quando temos metas, conseguimos ver com mais clareza como realizar nossos objetivos. As metas funcionam melhor quando são específicas e estão bem definidas. Agora pense e escreva (para não esquecer!) quais são as suas metas.

O segundo passo é pensar e escrever sobre os seus compromissos. Um compromisso é uma obrigação assumida, um acordo consigo. O compromisso é a força da intenção que nos ajuda a chegar a nossas metas. É concordar em nos dedicar com esforço firme e consciente a conseguir aquilo que queremos. Quando conseguimos cumprir nossos compromissos, nos fortalecemos muito.

O terceiro passo é escrever o seu sankalpa. Sankalpa é uma frase curta, positiva, conjugada no presente que deve ser repetida mentalmente pelo menos 3 vezes todos os dias, antes, durante ou ao finalizar a prática. Quanto mais vezes melhor, pois mais vivo estará seu objetivo. Junte a essa frase imagens, sons, cores, emoções e sensações que façam todo o seu ser perceber que o que você almeja é possível. Visualize aquilo que você quer realmente acontecendo.

Lembre-se sempre do seu sankalpa, para isso escreva e cole em lugares que sejam visíveis. Já que nossa memória não é de fato boa o suficiente para lembrar o que realmente é importante, utilize essa técnica. Mantenha seus objetivos de vida realmente vivos.

Em relação a prática de Yoga aqui vem uma pergunta importante. Você já parou para pensar o porquê pratica Yoga? Quais são os seus objetivos? E aonde quer chegar com a sua prática? Pare e pense, pense nas metas e escreva quais são seus compromissos. Na prática de Yoga, junte a intenção do seu sankalpa ao mantra inicial. Repita o seu sankalpa todos os dias e então relaxe, pois seguindo essa metodologia, com certeza a cada dia você estará dando um passo a mais em direção aos seus objetivos. E como dizem os indianos “tora tora”, devagar, devagar, e sempre.

Boas práticas!

Camila Reitz pratica Yoga há 16 anos, estudou no Brasil, Índia, Estados Unidos e Austrália, é diretora do Yogashala em Florianópolis onde ministra curso de formação para professores de Yoga. E sempre dá uma olhadinha nas anotações sobre as metas, os compromissos e o sankalpa.

Conheça mais no site:

www.yogashala.com.br

 

Rua Gonçalves Dias, nº. 109 Pio Correa - Criciúma/SC