Aliança do Yoga

Este Centro possui Professores Filiados na Aliança do Yoga

Yoga em Criciúma

As Várias Linhas do Yoga

Raja Yoga - O Yoga Real


Hatha Yoga - A União do Sol e da Lua

Vinyasa Yoga - O Yoga da Fluidez

Yama e Niyama - Princípios Éticos e Morais

Ásanas - Posturas de Yoga

Pranayamas - Exercícios Respiratórios

Pranã - A Energia Cósmica

Dhyana - Meditação

 

                  
 

O Yoga é uma ciência prática que visa o auto-conhecimento....
Pode-se resumir o Yoga em poucas palavras, entretanto existem diversas formas de definição do que é realmente o Yoga, e ainda mais é quase impossível definir realmente em algumas sentenças o que é o Yoga. Para podermos deixar uma visão mais clara vamos tomar como referência vários textos antigos e sagrados, no sentido de ampliar a nossa compreensão do assunto.
Iniciaremos pelo estudo da palavra, a palavra Yoga é derivada da língua chamada sânscrito. No sânscrito existe a raiz yuj, que significa unir, atrelar, juntar, concentrar, direcionar a atenção, disciplinar o intelecto, a mente, as emoções, os desejos...
Então podemos pensar no Yoga enquanto uma forma de unificação. Unificação com o que? Unificação do nosso corpo com nossa mente, de nossas emoções com nossos pensamentos, de nosso Ser Individual, chamado de Jivatman com Paratman, ou seja o Ser Supremo, com o Universo Infinito. Esta unificação assegura a libertação, chamada de moksha.
Segundo Desikachar, em seu livro O Coração do Yoga, o Yoga é um dos seis (6) grandes sistemas fundamentais do pensamento indiano, que são coletivamente chamados de Darshanas. Os outros cinco são: nyãsa, vaisésika, sãmkhya, mimãnsa e vedanta. Não entraremos em detalhes nestes outros cinco aspectos dos Darsanas, basta-nos saber que Darsana significa “um certo modo de ver”, “ponto de vista”, ou seja, opinião.
No Bhagavad-Gita, livro milenar da cultura indiana, o Yoga é descrito de diversas maneiras, sendo que ele esta ligado com a renúncia, com a ponderação, com o equilíbrio, com a ação, com a perfeição.
A frase que esta escrita neste livro e mais toca meu coração é quando Krishna afirma:
  
Yoga Karmashu Kashalam
O Yoga é a Perfeição na Ação
 
Esta frase refere-se a arte de viver sempre em busca de estar consciente de nossos atos, de nossos pensamentos, de nossas emoções, visando o aperfeiçoamento em cada gesto, palavra, olhar...
Isto pode parecer até um pouco opressivo, manter-se em constante estado de alerta, pois a perfeição “não” é deste mundo, entretanto através desta prática de auto-obsevação podemos perceber os nossos padrões de comportamentos, principalmente os negativos e repetitivos, chamados de Samskaras, ou seja, as impressões mentais gravadas em nosso Ser.
No livro mais importante conhecido atualmente para o entendimento do Yoga é chamado de Yoga Sutra de Patanjali, neste livro Patanjali faz referência ao estado de constante alerta, sendo que diz o seguinte:
 
Vivekakhyãtiraviplavã Hãnopãyah
O Discernimento Constante é o Meio de Destruir a Ignorância
 
Neste mesmo livro encontra-se a definição de Yoga mais utilizada atualmente pelas diversas linhas ou abordagens do Yoga praticadas atualmente. O livro começa da seguinte maneira:
 
1.1 Atha Yoganushásanam
Aqui começa o ensinamento do Yoga
1.2 Yogash Chitta Vrtti Nirodhan
O Yoga é a Suspensão das Instabilidades da Consciência
 
È importante lembrar que o sânscrito é uma língua muito antiga, sendo que comporta inúmeras traduções.
Observemos bem esta frase: O Yoga está relacionado diretamente com a tranqüilidade mental, ou seja, com a superação das inconstâncias, das oscilações das nossas consciências, das nossas mentes. Isto porque quando conseguimos superar as instabilidades de nossa mente, de nosso intelecto, de nosso ego, podemos nos conscientizar de nossa verdadeira identidade, de nosso Ser mais profundo, pois caso, contrario, nos identificaremos com as instabilidades, ou seja, com os sentimentos, emoções, pensamentos, etc.
Então podemos compreender que Yoga é qualquer metodologia que nos conduza ao auto-conhecimento, ao desenvolvimento interior, onde possamos encontrar com Nós Mesmos e com a Realidade Infinita.
Na índia existem algumas formas tradicionais de Yoga, ou Linhagens, que se iniciaram após os ensinamentos de Shiva.
Entre estas Linhagens se encontram: o Tantra Yoga, o Bhakti Yoga, Jnãna Yoga, Mantra Yoga, Hatha Yoga, Karma Yoga e o Raja Yoga.
 
Este texto foi Produzido por Maykon Bernardo

 

Rua Gonçalves Dias, nº. 109 Pio Correa - Criciúma/SC