Aliança do Yoga

Este Centro possui Professores Filiados na Aliança do Yoga

Textos

A Dieta do Pulgão - Pedro Kupfer

A Dieta do Pulgão
Por Pedro Kupfer

Cochonilha é o nome de uma cucaracha mexicana conhecida popularmente como "pulgão", um inseto parasita que provavelmente você coloca na boca diariamente ao comer yogurtes, gelecas, biscoitos, leite de soja e outras porcarias industrializadas.

Um dia desses, muito embora tenha o costume de ler as microscópicas etiquetas dos alimentos industrializados que compramos, cometi o deslize de trazer para casa uns potes de yogurte de "morango", tingidos de rosado com os cadáveres secos e pulverizados dessa simpática baratinha. E pior, cometi o mais sério deslize de deixar escorregar o rosado líquido pela minha garganta, para somente depois ler a etiqueta. E lá se foram meus 22 anos de vegetarianismo...

Estamos rodeados de ameaças escondidas. Não basta não comer carne. O vegetariano consciente, havendo feito seu voto de não-violência, não evita apenas comer carnes e ovos de todos os tipos e usar roupas e objetos feitos de couro.

O vegetariano consciente não deixa só de comer bolos de aniversários de procedência suspeita, croissants ou pães-de-queijo feitos com banha de porco. O vegetariano consciente também precisa carregar uma lupa em visita ao armazén ou supermercado do bairro para decifrar os rótulos dos alimentos e poder, assim, evitar comer estes simpáticos animalzinhos.

Se você for um vegetariano consciente, e não quiser participar da dieta do pulgão, evite comprar produtos alimentícios que tenham estas informações em suas embalagens: Carmim Cochonilha, Cochonilha, Corante Natural Cochonilha, Corante Natural Carmim, Corante Natural C1.

Olha só o que achei na Wikipedia sobre esse nosso amigo:

Originário do México, mede de 2 a 5 milímetros de comprimento, é geralmente marrom ou amarelo, e se alimenta parasitando a seiva de cactos e plantas e da umidade ali presente. Dentro da classe dos insetos, as cochonilhas são classificadas na ordem Hemiptera, sendo parentes próximas das cigarrinhas, cigarras e dos pulgões. São conhecidas mais de 67.500 espécies de Homoptera, à qual pertencem as cigarras, cigarrinhas, pulgões e cochonilhas.

Para defender-se da predação por outros insetos, produz ácido carmínico, que extraído de seu corpo e ovos é utilizado para fazer o corante alimentício que leva seu nome.

A Wikipédia também informa que o consumo deste pulgão pode produzir choque anafilático.

Correligionários vegetarianos, escolhamos bem o que colocamos no prato! Bom proveito para todos e namastê!

Visite o site:

www.yoga.pro.br

 

Rua Gonçalves Dias, nº. 109 Pio Correa - Criciúma/SC