Aliança do Yoga

Este Centro possui Professores Filiados na Aliança do Yoga

Textos

O que é exatamente o Yoga?

O QUE É EXATAMENTE O YOGA?


DúvidaVamos começar por aquilo que Yoga não é:

• Religião ou seita (veja também: Yoga e religião)
• Algum tipo de ginástica oriental ou contorcionismo;
• Algum movimento místico ou ocultista, tampouco a invocação de espíritos, anjos ou "mestres";
• Um exercício para alongar, relaxar e dormir;
• Um exercício que lhe fará ter orgamos ilimitados;
• Um remédio mágico que lhe fará dormir melhor, comer melhor, transar melhor, ficar mais bonito, ficar mais rico, inteligente, etc.;
• Qualquer coisa que lhe dirá que você está "errado" em alguma coisa e que então agora você fará o "certo".

Bem, se Yoga não é tudo isso (e muito mais!), o que vem a ser Yoga?

O Yoga (saiba mais sobre sua escrita e pronúncia em Yoga, Ioga ou Yôga?)é uma antiga prática com muito mais de 8.000 anos de uso contínuo e que se desenvolveu na Índia. Embora tenha uma forte conotação tradicional Indiana e Hindu, não é algo dogmático ou religioso, atuando como uma ferramenta que ajuda a purificar, curar e fortalecer o corpo, ao mesmo tempo que auxilia no processo de contato e percepção de suas capacidades mais profundas, como perdão, calma, tranqüilidade, paciência, etc. (isso não significa que você lerá a mente dos outros ou a entrar em "transe"!).


TENHO QUE TER FLEXIBILIDADE?

Absolutamente não! Você não precisa ter flexibilidade, força, boa postura ou concentração para iniciar Yoga. Todas essas coisas estarão sendo praticadas durante as aulas e vão se desenvolvendo gradualmente conforme sua dedicação. Além disso, quando mais "duro" você for é melhor, pois dessa forma você fica mais consciente de seu corpo.
Qualquer pessoa pode praticar Yoga: jovens, idosos, crianças, gestantes, etc., menos os que têm preguiça e não querem aprender!


FICAREI SENTADO MURMURANDO PALAVRAS ESTRANHAS?

Essas "palavras estranhas" são mantras e são apenas palavras no idioma sânscrito. Contudo, você não terá uma aula de gramática sânscrita ou aulas de canto (a não ser, é claro, que você os procure em cursos específicos). Geralmente são utilizados um ou dois mantras que servem apenas para ajudar a acalmar a mente e ajudar no processo de concentração, mas o professor sempre explicará seu significado e você não é "obrigado" a repeti-los.

Além disso, uma aula de Yoga varia de acordo com o estilo de prática, o jeito do professor e a capacidade dos alunos. A não ser que você esteja num curso de meditação ou num mosteiro, não lhe será requisitado para ficar horas numa postura estática em meditação. Assim, algumas posturas costumam ficar de alguns segundos a alguns minutos dependendo do estágio do aluno. Dependendo também da prática, a sequência pode ser bem tranquila e suave ou pode ser muito dinâmica e intensa.


É SEGURO PRATICAR YOGA?

Com o auxílio de um professor a prática é sempre segura. Contudo, no caso de você ter algum problema ou deficiência, consulte tanto o seu professor quanto o seu médico ou terapeuta, para que todos possam entender a linguagem um do outro e fazer um plano seguro para o seu caso.


O QUE É NECESSÁRIO PARA PRATICAR?


Em primeiro lugar sua intenção é muito importante: ela é necessária pois o processo de aprendizagem começa com a sua abertura mental. No entanto, para a prática venha com uma roupa confortável que lhe permita realizar os movimentos e ficar sentado e evite fazer uma refeição pesada no mínimo duas horas antes. Caso você tenha, traga seu tapete de prática.

Visite o site:

www.inspireyoga.com.br

 

Rua Gonçalves Dias, nº. 109 Pio Correa - Criciúma/SC