Aliança do Yoga

Este Centro possui Professores Filiados na Aliança do Yoga

Textos

O Nascimento de Ganesha

O nascimento de Ganesha
Shiva Purana, Rudra Samhita


Quando a deusa Parvati tomava banho, Shiva, empurrando Nandi, que vigiava a entrada, entrou sorrateiramente no aposento. A deusa ficou muito contrangida... Decidiu então criar para si um servidor, e, com as raspas de sua pele, fez um rapaz.

Era um belo adolescente, bem proporcionado, grande, vigoroso e bravo. Ela disse-lhe: "Você é meu filho e só a mim pertence". Ele prometeu obedecer-lhe em todas as coisas. A deusa, encantada, cobriu-o de carícias e o abraçou. Colocou-o, armado com uma clava, diante de sua porta.

Quando Shiva quis entrar, o rapaz impediu-o, e, apesar das injunções do deus, não o deixou passar. Shiva, furioso, enviou então seus ganas, exército de gênios e diabretes, para livrá-lo do importuno. Longas parlamentações e intermináveis brigas seguiram-se.

O fiel guardião foi vitorioso. (...) Quando viu o exército dos deuses juntar-se aos ganas para atacar o valente rapaz, a Mãe do mundo delegou dois de seus poderes, ou shaktis, sob a forma de diabas, para ajudar seu filho.

Uma dessas diabas, que tinha um aspecto terrível, mantinha-se de pé. Sua boca aberta era grande como a caverna da Montanha Negra. A outra tinha aparência do raio e inúmeros braços. Era enorme e terrível, pronta para golpear todos os que se aproximassem.

Na batalha, as duas shaktis pegavam com a boca os projéteis lançados pelos deuses e ganas, e lançavam-nos novamete a eles... Quando Vishnu quis atacar o filho da deusa, as duas shaktis integraram-se ao corpo do rapaz e deram-lhe, desse modo, uma força maior. Mesmo o exército dos deuses foi derrotado pelo corajoso rapaz.

Finalmente, quando ele estava ocupado no combate a Vishnu, o próprio Shiva, traiçoeiramente, cortou-lhe a cabeça com o tridente. Ao ver o desgosto da deusa e para acalmá-la, Shiva ordenou imediatamente que fosse substituída a cabeça do jovem pela do primeiro ser vivo encontrado.

(...) Foi um elefante, cuja cabeça foi unida ao corpo ressuscitado, e, para consolar a deusa, Shiva o nomeou Ganesha, chefe dos ganas (exércitos celestes).
Do Shiva Purana, Rudra Samhita, capítulos 13 a 18, citado por Alain Danielou no livro Shiva e Dionísio.

Digitado por Alexandre Vieira.


Visite o site:

www.yoga.pro.br

 

Rua Gonçalves Dias, nº. 109 Pio Correa - Criciúma/SC