Aliança do Yoga

Este Centro possui Professores Filiados na Aliança do Yoga

Textos

Como nasceu o Gayatri Mantra?

Como nasceu o Gayatri Mantra?
narração do Manudharmashastra


Conta-se na Índia que Manu, um jovem brahmin, desejava conhecer plenamente a sabedoria dos Vedas, porém sem lê-los. Seu pai, um homem erudito e respeitado, procurou dar-lhe todos os ensinamentos possíveis e necessários para que ele também se tornasse um homem sábio. Contudo, devido à sua preguiça e falta de vontade, tão comuns ao ser humano, Manu descartava qualquer possibilidade de estudar os Vedas. E, para facilitar as coisas, começou a venerar Indra, o deus dos céus.

Passado algum tempo, eis que lhe surgir Indra, dizendo-lhe: “Tua meditação e teus esforços me compadecem. Por isso, podes fazer-me um pedido”. Manu, ansioso por uma oportunidade como essa, inclinou-se ante ao deus e disse-lhe: “Conceda-me o único favor de conhecer os Vedas, sem que eu os leia ou estude”.

Indra riu muito diante do desejo de Manu e respondeu-lhe: “Eu sinto muito, Manu, mas não posso dar-lhe o que me pedes, pois até hoje ninguém jamais pôde chegar a conhecer os Vedas a fundo sem antes haver lido ou estudado os mesmos”. Dito isso, desapareceu. Porém, para alcançar seus objetivos, Manu era perseverante, tal como a maior parte dos seres humanos. E novamente, com muita paciência, iniciou sua veneração ao deus, oferecendo-lhe alimentos sólidos, flores, jejuando e alimentando-se somente com água.

Após algum tempo, Indra novamente apareceu e disse-lhe: “Em verdade, tua obstinação me impressiona. Diga-me: o que posso fazer por ti?”. Manu tornou a expressar o seu desejo a Indra, que manifestou de novo a impossibilidade de cumpri-lo e desapareceu. No dia seguinte, Manu dirigiu-se ao mar para banhar-se e viu um homem que jogava pedrinhas dentro do vasto oceano.

Manu observou-o atentamente por longo tempo e, sem poder resistir à tentação, dirigiu-se a ele, perguntando-lhe: “Por que jogas sem parar estas pedrinhas no mar?”. Ao que o homem respondeu calmamente: “Eu não gosto do mar, e estou tratando de enchê-lo com as pedrinhas”.

Ao escutar aquilo, Manu estacou sério e questionou: “Acaso se pode aterrar o mar jogando-lhe pedrinhas?”. Ao que o homem contestou: “Sim, pois se existem aqueles que podem ou querem conhecer os Vedas sem sequer os haver lido, eu também posso encher o mar com estas minúsculas pedrinhas!”. Imediatamente, Manu deu-se conta de quem era aquele homem. Tocou-lhe os pés, pois não era outro senão Indra. De índole pesarosa, ele estava inseguro de um dia chegar a dominar os Vedas, e, assim, perguntou ao poderoso deus se havia algum método especial para fazê-lo. E Indra respondeu-lhe: “Se desejas conhecer a sabedoria dos Vedas, canta o mantra chamado Gayatri. Ele acabará com a tua falta de vontade e dar-te-á disposição e alegria para todos os fins. Sempre pela tua prática, sentirás entusiasmo e felicidade. Ele também despertará teu intelecto e, em pouco tempo, serás outro homem. Assim, graças à assombrosa força de Gayatri, tu dominarás todos os Vedas”.

Havendo dado esse conselho, Indra desapareceu definitivamente, deixando a Manu o ensinamento de que ele verdadeiramente precisava.

Visite o site:
www.yoga.pro.br

 

Rua Gonçalves Dias, nº. 109 Pio Correa - Criciúma/SC