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Benefícios das Posturas Finais - por Maurício Wolff

Benefícios das posturas finais
por Maurício Wolff

Estes asana tornam a camada externa de gordura do corpo firme e forte. Eles purificam todo o corpo. De acordo com os Shastras, a prática regular e continua destes asanas purificam o sangue. É dito que após alimentar-se o corpo, o sangue absorverá os nutriente e depois de 32 dias, uma gota de sangue novo é produzida. É preciso 32 gotas de sangue novo para fazer uma única gota de Viria (força vital ou Amrtabindu).

O Amritabindu está estocado no sahasrara chakra (coroa). Quando nós vivemos mal, comemos mal, temos pensamentos negativos, agimos mal (de forma tamásica) o depósito de Amrtabindu é reduzido. Ele se desloca para baixo e é consumido pelo fogo digestivo (agni). Quando Amrtabindu é perdido, vida em si é perdida.

A prática de asanas invertidos (em especial sarvangasana e shirshasana) é o método para estocar Amrtabindu. Quando estamos de cabeça para baixa o Amrtabindu está a salvo no sahasrara chakra, seu fluxo par baixo é evitado. Agni (o fogo digestivo),que sempre flui para cima, em posições invertidas se dirige ao ânus limpando e purificando os órgão digestivos e o teto/ânus. Se o controle do ânus (mulabandha) é forte, então o fogo digestivo (Agni) dirige-se para o ânus (muladhara chakra) onde estimula os Granthi Traya e inicia um processo gradual de despertar da energia kundalini.

Esta seqüência de asanas purifica a garganta e estimulam a glândula tireóide equilibrando a secreção de hormônios. A insônia é aliviada, a mente é beneficiada e em casos onde há algum grau de retardamento mental ou anormalidade, longos períodos de inversões, até 3 horas diárias (1 yama) em sarvangasana, é dito que pode gradualmente reverter tais condições.

Se yoga chikitsa é praticado com uma certa competência, os asanas finais devem ser praticados ao final de cada prática, mesmo se a prática terminar após o Surya Namaskara. Sem a prática dos finishing asanas, segundo Lino Miele, doenças podem se desenvolver.

Estes sete asanas equilibram todo o corpo, os seus vários sistemas: circulação, produção de calor, batimento cardíaco e sistema respiratório retornam ao seu nível normal. O corpo e a mente acalman-se.

Os primeiros cinco asana recarregam todo o corpo. Os dois últimos, Matsyasana e Uttana Padasana são compensatórios.

Shirshasana tem os mesmos benefícios que Sarvangasana. Depois de praticar Shirshasana deve-se descansar pelo menos 2 minutos para que todo corpo volte à sua estabilidade. Depois do descanso, é feito Padmasana.

Utpluthih fortalece o controle dos esfíncteres e do abdômen, e torna o corpo mais leve.

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