Aliança do Yoga

Este Centro possui Professores Filiados na Aliança do Yoga

Textos

Valores Falsos são um Problema - Pro Swami Dayananda

Todas as formas de ilusão - moha - se devem a valores falsos. Uma pessoa apresenta valores falsos porque a sociedade na qual cresceu possui estes mesmos valores falsos. Por exemplo, pensar que a cor do seu cabelo poderá determinar quanta diversão você terá é um valor falso, não importa com que freqüência você escute a bem conhecida expressão "Louras se divertem mais" ("Blondes have more fun" no original), criada originalmente como propaganda para uma certa marca de tintura para o cabelo. Pela mesma razão, um homem pode se considerar realizado unicamente quando tem um iate, um apartamento em Manhattan e uma mansão no Lago Tahoe! Quando uma pessoa vive a partir desses falsos valores, a ilusão é esperada.

Toda a sociedade possui valores falsos, valores que são ensinados e assimilados por indivíduos. Se uma sociedade acredita que ser solteiro é o mesmo que ser sozinho, esta maneira particular de pensar se infiltra na psiquê de cada um que nesta sociedade viva.

De fato, ser solteiro ou viver sozinho nada tem a ver com sentir-se solitário. Você pode ser casado ou viver em uma casa junto com vinte outras pessoas e ainda assim sentir-se sozinho, especialmente se você sentar em um canto, pensando como ninguém gosta de você ou lhe compreende. Pensar que você precisa ser compreendido, para não sentir-se sozinho, é um outro valor falso.

Pensar que algum objeto ou pessoa irá lhe dar alguma segurança ou felicidade duradouras é um erro. Isto é ilusão, sem dúvida.

Bhagavad Gita, 4:22

(Extraído do Estudo em Casa da Bhagavad Gita, um curso de dois anos e meio de duração, planejado e realizado pelo Swami Dayananda. Tradução de Marco André.).

Acesse:
www.vidyamandir.org.br

 

Rua Gonçalves Dias, nº. 109 Pio Correa - Criciúma/SC