Aliança do Yoga

Este Centro possui Professores Filiados na Aliança do Yoga

Textos

A Atitude de Kshanti - Por Swami Dayananda

Ksanti é geralmente traduzido como tolerância ou perdão. Essa definição, entretanto, sugere arrogância. Quem é você para perdoar alguém? Perdão implica numa atitude do tipo “sou mais santo do que você” que apenas tem sua origem no orgulho. Dessa forma, perdoar alguém não é o que ksanti significa.

Um significado mais adequado é deixar as pessoas viverem como elas vivem, deixar as situações serem como elas são, sem desejar que sejam diferentes. O valor de ksanti é a acomodação - um grande embelezamento humano que requer uma certa riqueza interna. A não ser que você seja, internamente, grande o suficiente, não será possível acomodar outra pessoa ou situação. Na lista de valores a serem cultivados, eu diria que ksanti é a atitude mais importante para o que busca realmente entender Vedanta.

Deve-se desfrutar de um relativo grau de acomodação para se conhecer atma, o Ser, que acomoda o mundo inteiro. Atma acomoda a ignorância, o erro, a inveja, a paixão, a raiva, acomoda o mundo com todas as suas limitações. O Ser acomoda todos os pares de opostos. Na Kathopanisad, atma é chamado anumanta, que significa o maior permissor. Atma permite ou acomoda tudo porque não é oposto a nada.

Portanto, para conhecer Atma, que não é separado de mim, minha mente deveria ter a capacidade de acomodar. Uma pessoa é objetiva na medida de sua capacidade de acomodação. Acomodação é uma disposição interior que nada tem a ver com suportar ou aturar ser maltratado por outras pessoas. Não se acomoda a má ação dos outros. Simplesmente faz-se a escolha de não “internalizar” o que a pessoa tenha dito ou feito mas, ao invés disso, permitir que a pessoa seja como é.

Nós geralmente internalizamos as situações externas. Por exemplo, quando algúem diz a você algo que é ofensivo ou insultante, a tendência é penosamente engolir aquilo. Magoar-se pelo que alguém tenha dito ou feito é chamado internalização.

Quando surge uma situação desse tipo, existem algumas maneiras de reagir. Isso depende de você. Mas se você não deixar que a situação externa o afete, então você possui um coração que acomoda. É algo bastante sutil a se observar na mente.

Para se desfrutar dessa acomodação, deve-se entender que cada pessoa - seja ela Arjuna ou Duryodhana - se comporta de uma maneira que se relaciona com seu passado. Todo mundo tem uma determinada história particular que controla seu comportamento. Não importa se você conhece ou não o passado de uma pessoa; ainda assim você pode ser acomodativo no sentido de que pode aceitar que o comportamento de uma pessoa é algo que está relacionado com sua própria composição psicológica. O comportamento de uma pessoa não pode ser diferente do que aquela pessoa é. E cada pessoa é exatamente como é por causa de sua bagagem.

Você pode perguntar qual a diferença entre acomodação e compaixão, piedade. Compaixão é uma particularidade nascida da acomodação. Daya, compaixão, não acontece imediatamente. O que primeiro ocorre é a acomodação que permite que você entenda o outro e o deixe ser do jeito que é.

Freqüentemente, nós tentamos controlar o comportamento do outro por o acharmos inaceitável. Tentamos controlar para nos sentirmos seguros. Mesmo o amor é às vezes mal interpretado como controle. Por te amar eu digo “faça isso ou não faça aquilo”. Isso é sufocar, não é amar. No amor há apenas acomodação, permitindo que o outro seja o que o outro é.

Se você deseja ajudar alguém, você o pode fazer somente acomodando-o primeiramente. É algo como ser um bom médico. Quando o paciente vai ao médico, o médico não pode reclamar que todos os dias pessoas vêm a ele queixando-se de algo. Pacientes vão ao médico porque têm problemas. O médico pode lidar com o paciente somente quando primeiro ele tem acomodação. Primeiro ele aceita a pessoa com sua doença e então, depois, ele faz o que precisa.

Isto se aplica na vida também: pessoas são pessoas. Você as aceita como elas são. De fato, sua liberdade repousa somente nisso. Quanto mais você permite que as pessoas sejam o que elas são, mais livre você é. Muitos de nossos problemas como a raiva, inveja e outros surgem devido à falta de acomodação.

Nós experienciamos acomodação em relação a algumas coisas no mundo. Você não deseja modificar as estrelas ou as montanhas ou as árvores. Você as deixa ser como são. Você as acomoda. O mesmo é possível com seres humanos. Eles todos vêm de diferentes passados que condicionam seus comportamentos. Você não pode esperar que eles se comportem do jeito que você quer.

Se eu pedir a opinião dessas pessoas que eu quero mudar, elas dirão que eu tenho que mudar. Nós tentamos nos modificar uns aos outros e tensões se desenvolvem porque cada um tenta controlar o outro. Esse comportamento controlador se deve a uma sensação de insegurança.

Ksanti o liberta de reações e permite que você aja. Ação só é possível quando há ksanti. Reação é intolerância ou incapacidade de aceitar um fato. Uma situação é um fato, mas é somente um fato quando eu percebo isso sem reagir. Quando eu reajo eu não vejo o fato. Se eu permitir que o fato seja assimilado por mim, sem a interferência da reação, então eu estarei apto para agir. Mas se eu reagir à situação, devido à falta de acomodação, eu não estarei apto a responder adequadamente. Uma reação é a incapacidade de aceitar um fato. Infelizmente, um fato não o consulta. O açúcar consulta você para ser doce? Um fato é para ser reconhecido.

A incapacidade de aceitar um fato se expressa em termos de raiva, medo, inveja, arrependimento, frustração. Morte é algo muito difícil de se aceitar. Uma pessoa que estava ali bem viva não mais existe daquela forma específica. A mente humana não consegue lidar com isso e não tem nunca descoberto uma forma tranqüila de aceitar a morte como um fato. Mas a morte é um fato, assim como a velhice e a doença. Há vários fatos na vida, alguns deles agradáveis; alguns, desagradáveis. Se você é capaz de encará-los, você é uma pessoa bastante amadurecida.

A não ser que eu tenha um valor pela aceitação de fatos, eu não me esforçarei em aceitar e estar apto a agir adequadamente. Reação é algo que acontece comigo devido à minha recusa em aceitar os fatos. A perda de certas coisas e a aquisição de outras tornam-se um problema. Por causa da presença de algo ou da ausência de algo, eu descubro que fico chateado. Essa reação é falta de acomodação.

Ação é o que você faz enquanto que reação é o que acontece com você. Essa é a razão pela qual você não pode conscientemente ficar com raiva. Quando você não tem controle sobre a raiva, isso é uma ação ou reação? Você só vai ficar com raiva em certas situações vulneráveis. Acontece.

Ação é algo que se faz deliberadamente ou espontaneamente. Uma ação impulsiva é uma reação. Não é nem deliberada nem espontânea. O que é uma ação espontânea? É uma ação que não envolve considerações, mas é adequada, espontânea.

E o que é uma ação impulsiva? É uma ação indevida e feita sem pensar. Todas as ações espontâneas e impulsivas não envolvem considerações mas uma é correta e a outra, não. Você não pode dizer que chutou alguém espontaneamente. Isso é uma reação impulsiva. Se você entende a diferença entre ação e reação, você fica sabendo quais situações o tornam vulnerável.

É aconselhável manter um diário e registrar quais situações o incomodaram ou o irritaram. Ao lê-las, você verá que há um padrão. Assim também consegue-se conhecer a si próprio. Se você percebe o padrão, você fica prevenido e pode compreender sua própria situação. Entender o padrão é estar livre dele.

Somente se você compreende as pessoas e as deixa ser como elas são, você pode ajudá-las. Em outras palavras, você tem que ser livre. Eu permito que as pessoas sejam o que são, que as situações sejam como são e tento melhorá-las se as considero desagradáveis. Fazendo isso estou agindo, não reagindo. Dos erros nós podemos aprender algo, mas não da reação.

Dessa forma ksanti é uma grande virtude. É algo que considero próximo a atma a nível de antahkarana porque atma é anumanta. Ksanti acomoda absolutamente tudo. Não há planejamentos ou manipulações. Nenhuma dessas coisas têm lugar no coração de quem consegue acomodar. A acomodação não involve uma atitude do tipo “Eu sou mais santo que você”. É uma simples aceitação dos fatos como eles são para então fazer o que se pode. Isso é viver saudavelmente, inteligentemente. Conseqüentemente ksanti não é um valor, mas uma atitude.

tradução de João Carlos P. V. Morgado

Acesse:
www.vidyamandir.org.br

 

Rua Gonçalves Dias, nº. 109 Pio Correa - Criciúma/SC