Aliança do Yoga

Este Centro possui Professores Filiados na Aliança do Yoga

Textos

Simbolismo de Saraswatí - Por Tales Nunes

por Tales Nunes

Sara - "essência".
Sva - "o seu próprio"

É aquela que nos dá a nossa própria essência, a sabedoria, o conhecimento.
Sarasvati a forma feminina do criador, Brahma. Sarasvati representa todo o conhecimento e a inteligência que rege todas as coisas. O universo é organizado de uma forma inteligente. Ele é governado por leis. Leis que tornam possível o nascimento do sol todos os dias, que rege os ciclos perfeitos da natureza, que governa o nosso corpo e a nossa mente. Tudo é muito bem organizado.

Sarasvati aparece nos Vedas na forma do rio Sarasvati e estava associada ao conhecimento. Sarasvati significa também "aquela que flui", como o rio. O conhecimento tambem é aquele que flui da boca do mestre para o ouvido do discipulo, através das palavras. "Vac" significa "fala". O rio não tem dono. Se você possui uma propriedade na qual um rio cruza dentro dela, você não pode dizer que aquele rio lhe pertence, as águas do rio que momentanemente cruzam a propriedade podem ser usufruídas por você, com cautela e responsabilidade, sabendo que aquelas águas irão banhar diversas outras pessoas. Assim é o conhecimento. Ninguém o possui, ele flui e abençoa aquelas pessoas que se banham nele.

A água é considerada um elemento purificador. Com a água lavamos tudo, tomamos banho. Da mesma forma, o conhecimento é o elemento mais purificador que existe. Quando se diz que ao mergulhar no Ganges a pessoa adquire a liberação, isso é um símbolo para dizer que quando você mergulha na água do conhecimento, você adquiremoksha, porque a ignorância, a impureza, é removida.

É dito que antes ela Sarasvati esposa de Vishnu, que era casado também com Lakshmi. Elas não se entendiam e constantemente brigavam por ciúmes. Vishnu, então, após uma discussão entre as deusas, deu Sarasvati para Brahma. A historinha é para ilustrar a nos chamar a atenção de que devemos ter muito cuidado, porque onde existe demasiada atenção na riqueza material, a sabedoria pode ir embora. E onde existe sabedoria, a riqueza não é tão valorizada.


Iconografia
Sarasvati usa um sari branco e está sentada em um lótus branco que representa a pureza, ou seja, uma mente sáttivica. A mente equilibrada e tranquila é o sólo fértil para que o conhecimento frutifique. Então de fato o conhecimento nos conduz a perceber aquilo que realmente somos. O conhecimento, portanto, remove a impurezas, a ignorância.

Numa das mãos a deusa carrega os Vedas, simbolizando todo o conhecimento; noutra traz um japa mala, simbolizando a meditação; segura também uma vina, representando a arte e a música. A vina é dito que é um instrumento muito dificil de se tocar e por isso representa também a disciplina, necessária no caminho do autoconhecimento. O som produzido pela vina simboliza o escutar dos ensinamentos. A música e principalmente o som da vina é algo capaz de nos levar ao estado de plenitude, assim como o ensinamento, que nos revela que somos a plenitude que tanto buscamos.

Sarasvati está montada em um cisnei que representa a discriminação, o veiculo pelo qual o conhecimento chega é a discriminação. O cisnei é branco e representa aquilo que é único, Brahman. Sempre associado a ela há um pavão. O pavão tem uma muticiplidade de cores que representa a criação. O conhecimento é a base de toda essa criação que é tão bela e variada. Sarasvati representa o conhecimento da criação.

O lótus no qual ela está sentada representa próprio caminho espiritual da pessoa realizada. O lótus ergue-se da dualidade, do lodo, em busca do sol, o conhecimento. Quando o alcança, desabrocha. Mesmo tendo desabrochado, permanece na lama, na dualidade, contudo, é intocato por ela, pois as pétalas de sua flor são impermeáveis. Assim é o sábio que buscou o conhecimento e nele obeteve a compreensão da unidade. Ele permanece no mundo, na dualidade, mas sempre com a visão não-dual em mente.

Todas as deidades estão adornadas com ouro em abundância, que simboliza a unidade idepedente da forma. Ou seja, independente da forma, pode ser um brinco, um colar, uma coroa, uma pedra, o ouro continua sendo ouro.

Mantra

Om aim sarasvatiei namah

Curiosidade

Benzaiten - a Sarasvati japonesa


Benzaiten

Benzaiten é considerada a Sarasvati japonesa. É dito que o simbolismo de Beizaiten foi introduzido no Japão durante os séculos VI e VIII, junto com o budismo e através dos chineses e as traduções, do chinês para o japonês, do Sutra da Luz Dourada, o qual fala sobre Sarasvati e Lakshmi. Na imagem japonesa, ela está associada tanto à fortuna quanto ao conhecimento. Ela segura uma Biwa, uma espécie de alaúde japonês, o que instantaneamente nos remete à imagem de Sarasvati.

Assim como Sarasvati, ela também está associada às águas, porém as águas do oceano. É considerada a deusa da eloquência. É, num sentido mais profundo a deusa de tudo aquilo que flui como a água: as palavras, o conhecimento, a eloquência, a música. Posteriormente ela se tornou uma das sete deidades da fortuna japonesa

Acesse o site:
www.dharmabindu.com

 

Rua Gonçalves Dias, nº. 109 Pio Correa - Criciúma/SC