Aliança do Yoga

Este Centro possui Professores Filiados na Aliança do Yoga

Textos

Tratamento da depressão através dos pontos de acupuntura

Tratamento da depressão através dos pontos de acupuntura

Através de pesquisa realizada pelo departamento de Acupuntura e Moxabustão, do Beijing TCM Hospital, filiado à Universidade de Beijin (China), comprovou-se a eficácia do tratamento pela acupuntura à medicação convencional, no efeito curativo da depressão.

A acupuntura é hoje um dos mais importantes instrumentos da medicina moderna, sua eficácia é comprovada através de diversos estudos e pesquisas realizadas por renomadas instituições em todo o mundo. Esta técnica milenar chinesa tem sido muito utilizada para tratar diversos tipos de doenças, inclusive as psiquiátricas em níveis leves e moderados.

Uma das grandes vantagens do tratamento é que, diferente dos medicamentos tradicionais, a técnica não apresenta efeitos colaterais, no entanto deve ser realizada somente por médicos habilitados, esclarece o presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura, Hildebrando Sabato.

A Pesquisa-Sessenta casos de depressão (estágio leve) foram divididos, aleatoriamente, em grupos de acupuntura (31 casos) e medicação convencional (29 casos). No grupo de acupuntura, foram selecionados “acupontos”, para obter efeito terapêutico nas condições testadas e no grupo da medicação convencional foram ministradas por via oral, um vez ao dia, cápsulas de cloridato de fluoxetina (20 mg).

Com duração de seis semanas, o tratamento, em ambos os grupos, teve seus efeitos clínicos curativos analisados a cada 15 dias, através da Escala de Hamilton (HAMD), para Avaliação da Depressão e Escala de Asberg. Ao final do tratamento, os resultados indicaram efeitos curativos muito aproximados - 67,7% (21/31) no grupo da acupuntura e 65,5% (19/29) no grupo da medicina convencional. A pontuação HAMD, indicou que diversos sintomas de ansiedades e distúrbios do sono, foram reduzidos significativamente, nos dois grupos, sendo que as pontuações de ansiedade e sono foram superiores no grupo de acupuntura.

Através da pesquisa, concluiu-se que o efeito curativo da depressão com acupuntura é semelhante ao da cápsula de cloridrato de fluoxetina (via oral), enquanto o efeito colateral é mais suave do que a cápsula.

“A acupuntura é um tratamento de estimulação neural, que regula diversas formas de distúrbios depressivos e ansiosos e transtornos psicossomáticos, entre outros. Com isso, os distúrbios depressivos leves e moderados, respondem positivamente ao tratamento por acupuntura. O tempo de tratamento depende do grau da depressão e de suas características peculiares, podendo oscilar de um mês até um ano ou mais”, finaliza Sabato.

CMBA-Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura, o órgão oficial da acupuntura médica do país, reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina, Associação Médica Brasileira, Federação Nacional dos Médicos e Comissão Nacional de Residência Médica. Criado em 1984, responde pela Acupuntura frente ao meio médico nacional, às autoridades de saúde e às instituições governamentais. [www.cmba.org.br].


FONTE: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not

 

Rua Gonçalves Dias, nº. 109 Pio Correa - Criciúma/SC