Aliança do Yoga

Este Centro possui Professores Filiados na Aliança do Yoga

Textos

Lidando Eficazmente com a Raiva - Swami Dayananda

A raiva nada mais é do que uma expressão da dor e da expectativa. Sri Shankaracarya confirma isso em seus escritos. Nós esperamos que certas coisas aconteçam, mas há um obstáculo entre o que acontece e nós mesmos.

Noutras palavras, entre aquele que deseja e aquilo que é desejado, há um obstáculo bloqueando o cumprimento do que é desejável. Devido a este obstáculo, o desejo é desviado. Esta forma desviada do desejo ou da expectativa é o que chamamos de raiva.

O problema é que nós não incluímos obstáculos em nossas expectativas, porque nós não os queremos. Mas a vida é cheia de obstáculos. Mesmo respirando temos obstáculos. No ato de pensar, definitivamente, temos obstáculos, o que nós poderíamos dizer ser um "bloqueio de escritor". O escritor não pode começar a escrever, mas, uma vez que ele ou ela comece, se torna mais fácil e, eventualmente, as palavras começam a fluir.

Da mesma forma, existem obstáculos em tudo. Mas, porque nós não podemos tolerá-los, nós acabamos ficando com raiva. Na verdade, às vezes, nós somos o nosso próprio obstáculo. Há um Ser ideal, algo que eu quero ser e há um Ser verdadeiro, que é muito diferente; porque nós nos dividimos deste modo, ficamos com raiva de nós mesmos. Aqui, também, nós vemos que a raiva nada mais é do que uma expressão da expectativa.

Viver sem expectativas é sem sentido. Portanto, eu diria, viva com expectativas e deixe que as expectativas incluam obstáculos também. O que pode dar errado vai dar errado. Inclua essa máxima em suas expectativas. Esta é uma afirmação muito sensata e não significa que você deseje ou faça as coisas para que dêem erradas. É, de fato, uma afirmação totalmente positiva.

As coisas podem dar erradas e se derem, tenha isto como um progresso. Então, não haverá raiva. Se há uma possibilidade de as coisas darem erradas, você pode certamente se precaver, sendo cauteloso e evitando todas as armadilhas conhecidas. Isto é ser objetivo. Esta é uma parte importante do planejamento, bem como fazer o que tem que ser feito.

Apesar de todos os seus planejamentos e precauções, no entanto, você deveria saber que as coisas podem dar erradas. Assim, você pode ser objetivo apenas quando leva em conta essas possibilidades.

Om tat sat!

Traduzido por Humberto Meneghin: http://www.yogaemvoga.blogspot.com/

Acesse tambem:
www.yoga.pro.br

 

Rua Gonçalves Dias, nº. 109 Pio Correa - Criciúma/SC