Aliança do Yoga

Este Centro possui Professores Filiados na Aliança do Yoga

Textos

Acupuntura para o Reumatismo

Entre as doenças que mais atingem os idosos estão as relacionadas ao sistema ósseo e às articulações, como a osteoartrite, artrose e a artrite reumatóide. De acordo com o acupunturista do IATAS, Adilson Seixas, essas doenças reumatológicas são mais comuns nesta faixa etária devido ao desgaste físico acumulado durante os anos de vida.

Com a chegada do inverno e as baixas temperaturas, as dores causadas por essas doenças ficam ainda mais intensas. Para reduzir os sintomas muitos pacientes recorrem à técnica milenar da acupuntura chinesa e suas técnicas (moxaterapia, vetosaterapia e eletroacupuntura).

Dados de um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que em casos de osteoartrite, a acupuntura chinesa apresenta uma eficácia superior à apresentada pela medicação convencional, chegando a 61%. Nos casos de artrite reumatóide a acupuntura chinesa apresenta um alívio da dor e melhora os sintomas em 65% dos casos. Segundo o estudo, o uso da eletroacupuntura associada à moxabustão no tratamento da artrite reumatóide leva à diminuição da dor e ao aumento do ganho de movimento em 90% dos casos.

No paciente com quadro de osteoartrite, ao trabalhar os pontos da acupuntura, é possível fazer com que o organismo consiga absorver melhor o cálcio que é ingerido na alimentação. Já em casos de artrose e artrite reumatóide, Adilson Seixas explica que a acupuntura atua no sentido de aumentar a mobilidade, reduzir a dor e o inchaço e tornar as crises menos freqüentes “O principal benefício da acupuntura nestes quadros é a diminuição na intensidade da dor. A acupuntura age de forma a deixar o processo inflamatório mais fraco, evitando o efeito inflamatório, diminuindo a quantidade de medicamentos (corticóide), reduzindo assim o desgaste do organismo”, afirma.


http://www.youtube.com/watch?v=WHgJTvtJwp0


Acupuntura / reumatismo /artrose.

 

Rua Gonçalves Dias, nº. 109 Pio Correa - Criciúma/SC