Aliança do Yoga

Este Centro possui Professores Filiados na Aliança do Yoga

Textos

Estudo comparativo entre Acupuntura e Fisioterapia no Tratamento da DTM

GALLI, L. A.
Artigo elaborado através do trabalho de conclusão de curso CETN - Bauru 2011.

1- INTRODUÇÃO

ATM é a abreviação de articulação temporomandibular. Essa articulação é responsável por todos os movimentos que fazemos com a boca (comer, engolir, mastigar, bocejar e falar), existindo uma em cada lado da face.

O côndilo mandibular articula-se com o osso temporal constituindo a ATM, e nela podemos encontrar o disco articular, membrana sinovial, cápsula articular e cartilagem articular. Vários grupos musculares, ligamentos, articulações, ossos e as arcadas dentárias são responsáveis pela coordenada e harmônica abertura e fechamento da mandíbula. Os principais músculos envolvidos nesta condição são: temporais (que posicionam os côndilos superiormente na fossa), os masseteres e os pterigóides mediais, ântero-superiormente e os pterigóideos laterais inferiores que posicionam os côndilos horizontalmente na parede posterior da eminência articular. A contração moderada e integrada nesses músculos proporciona a posição de melhor estabilidade para os componentes intra-articulares, a partir da qual, se inicia os movimentos mandibulares. Devido a flexibilidade dessas articulações, a mandíbula pode ser movimentada suavemente para cima, para baixo e para os lados.

Qualquer problema que interfira com o funcionamento desse complexo sistema de músculos,ligamentos , discos e ossos como: a má postura, estresse, depressão, ansiedade, ingestão de pouca água, excesso de cafeína, má qualidade de sono, bruxismo, apertamento dental, falta de exercícios aeróbicos, dentre outros podem resultar em uma Disfunção Temporomandibular (DTM).

2- OBJETIVO

Este trabalho tem por objetivo demonstrar a eficácia da acupuntura no tratamento da disfunção temporomandibular comparada a fisioterapia.

3- MATERIAS E MÉTODOS

O estudo foi feito com duas pacientes, uma com 48 anos a outra 52, mesma queixa principal: dor orofacial, com cefaléias mais no final do dia, tinha muita sede à noite só passada com água gelada, não estava conseguindo dormir direito acordando varias vezes na noite, intestino preso, irritabilidade, língua vermelha mais avermelhada nas laterais, sem saburra, pulso forte e rápido. Diagnóstico energético: excesso yang do Fígado.

Na paciente de 48 anos, foram realizadas 5 sessões de fisioterapia, onde utilizamos ultra-som com dosagem 0,4w/cm² feixe continuo por 3 minutos na região de masseter bilateral, laser com dosagem de 120j/cm² na mesma região, massoterapia em face e pescoço e exercícios para alongamento dessa musculatura . Só após as 5 sessões de fisioterapia sentiu melhora no quadro álgico. Seu sono estava melhor, devido ao relaxamento da musculatura, mais ainda acordava algumas vezes na noite, estava menos irritada e seu intestino continuava preso.

Na segunda paciente, 52 anos, foram realizadas 5 sessões de acupuntura, com agulhas sistêmicas 0,20x15 nos pontos de acupuntura selecionados (TA21, ID19, VB2, ID18, E6 e E7, localizados na face, e IG4, E36, F3 e B60, pontos a distância), e sementes de mostarda para aurículo (shenmen, rim, fígado, coração, ansiedade, analgesia). Após a segunda sessão de acupuntura a paciente já não tinha mais dores na face, nem cefaléias, ao final das 5 sessões estava dormindo bem melhor, e seu intestino funcionando bem.

CONCLUSÃO:

A partir deste trabalho é possível concluir que a acupuntura tem se mostrado eficiente no tratamento de dores faciais, por trabalhar com o mecanismo de analgesia do nosso próprio organismo não provoca qualquer efeito colateral podendo ser utilizada quantas vezes for necessário.

Com o avanço da ciência, podemos verificar que ainda existe um campo vasto a ser explorado, e a acupuntura vem se mostrando mais uma forma de tratamento para disfunções temporomandibulares, podendo contribuir juntamente com a equipe multidisciplinar para o bem estar do paciente.

Trabalho orientado por profa.Brena de O. B. Montanha.

Fonte:http://www.cetn.com.br/artigos/estudo-comparativo-entre-acupuntura-e-fisioterapia-no-tratamento-da-dtm/20110927095141_O_187

 

Rua Gonçalves Dias, nº. 109 Pio Correa - Criciúma/SC