Aliança do Yoga

Este Centro possui Professores Filiados na Aliança do Yoga

Textos

Yoga oferece melhora para quem Sofre com Dor na Coluna

Yoga oferece melhora rápida para que tem dor na coluna.

Pessoas que sofrem com dores crônicas nas costas, mais precisamente na região lombar, podem encontrar algum alívio em aulas de Yoga, conforme mostra um novo estudo.

Segundo a pesquisa, feita com 101 adultos com dor persistente na região lombar da coluna, aulas de Yoga moderada parecem ser uma melhor alternativa que outros exercícios ou livros de auto-ajuda.

Apesar de outros exercícios eventualmente trazerem às pessoas com a dor benefícios semelhantes aos proporcionados pelo Yoga, esta última modalidade parece apresentar resultados mais rápidos.

Na opinião da autora do estudo, Karen J. Sherman, é possível que o efeito duplo do Yoga - que atinge o corpo e a mente - seja a explicação para sua eficácia no combate à dor nas costas. Mas Karen Sherman, que faz parte do Grupo Cooperativo de Saúde de Seattle, avisa que as linhas mais vigorosas do Yoga não são indicadas para quem tem dor nas costas.

Os participantes do estudo tiveram que adotar uma das seguintes práticas ao longo de 14 semanas: aula de Yoga moderada, sessões de exercícios terapêuticos tradicionais ou seguir orientações de livros de auto-ajuda.

Após as 12 semanas, os praticantes de Yoga apresentaram uma melhor condição na coluna que os outros voluntários. E só depois de mais três meses os integrantes do grupo que adotaram os exercícios terapêuticos chegaram a um grau de melhora semelhante ao dos praticantes de Yoga.

O estudo, que foi publicado no "Annals of Internal Medicine", não deixou conseguiu determinar qual modalidade é a mais indicada para a dor na lombar, mas Karen Sherman afirmou que se tivesse que escolher uma, iria optar pelo Yoga.

Segundo a pesquisadora, uma importante diferença verificada foi o fato de os praticantes de Yoga, em comparação aos outros voluntários do estudo, terem diminuído pela metade o consumo de analgésicos - medicamentos contra dor.

A razão para este fato e por que a melhora é mais rápida com o Yoga ainda estão sem resposta. Mas a pesquisadora especula que seja influência da ação "mente e corpo" do Yoga.

 

Rua Gonçalves Dias, nº. 109 Pio Correa - Criciúma/SC