Aliança do Yoga

Este Centro possui Professores Filiados na Aliança do Yoga

As Várias Linhas do Yoga

 

Tantra Yoga

 

A palavra Tantra, é dividida em duas raízes, “Tan”, que quer dizer expansão, e a palavra “Tra”, que quer dizer libertação, ou seja através da Expansão da Consciência podemos nos libertar das amarras da existência.

O Tantra foi difundido desde a época do senhor Shiva, sendo que atualmente a forma com que o mesmo se encontra no ocidente está deturpado, pois geralmente é confundido com o Yoga da sexualidade, onde diversas posições sexuais são ensinadas e a contenção do orgasmo é difundida, sendo chamado por algumas pessoas de “hiperorgasmos”, forma de atrair adeptos.

Entretanto o Tantra é uma ciência muito séria, que deve ser estudada em suas minúcias para ser compreendida, principalmente os chamados Cinco (5) M, que são praticas ensinadas pelo senhor Shiva para que as pessoas levassem uma vida mais harmoniosa, sendo que os M possuíam um duplo sentido, um exotérico, ou mais externo e materialista e um esotérico, mais interno e espiritualista, ou seja, um significado grosseiro e um significado sutil, dependendo do grau de entendimento em que os discípulos se encontravam.

 

Bhakti Yoga

 

Bhakti segnifica “Devoção”, ou seja o Yoga da Devoção, a Unificação pela Devoção. Bhakti Yoga é a conquista do reino através da Adoração e do Amor.

Os maiores expoentes que se conhece hoje do Bhakti Yoga são os popularmente conhecidos “Hare Krishna”. Os Hare Krishnas pregam que na época atual, que chamam de Kali Yuga, ou Era de Kali, Deusa da Destruição, a meditação e a prática “convencional” do yoga é quase impossível.

Sendo somente através da Adoração e da Devoção que o aspirante realiza o contato profundo com o Ser Adorado, de tal forma que a realização se torne possível.

 

Jnãna Yoga

 

Jnãna significa literalmente “conhecimento”, ou seja, é a unificação através do conhecimento. No Jnãna Yoga enfatiza-se o estudo e a abordagem filosófica para um despertar intelectual que conduza a realização do absoluto. Pode-se dizer também que o Jnãna Yoga combate a ignorância, fazendo com que a ilusão ou ignorância, chamada de avidya, seja dissipada através da clareza, do conhecimento de que não estamos separados do Supremo, vendo o todo na Unidade.

O Jnãna Yoga é uma das linhagens mais difíceis do Yoga, sendo que este caminho foi descrito pelo Swami Satprakashananda como “uma via reta, mas íngreme”.

 

Mantra Yoga

 

O Som é uma forma de vibração que era conhecido deste a antiguidade, principalmente pelos Gurus que dominavam a língua sânscrito. Sendo que todos os mantras são silabas de poder, que irradiam vibração positivas. De acordo com a ciência dos sons sagrados, conhecida como mantra vidya ou mantra shastra, o universo existe num estado de vibração, chamado de spanda. Este estado de vibração que organiza todas as formas em harmonia e que faz com que se mantenham numa vibração coerente. Os mantras são sons que produzem o efeito de potencializar determinadas qualidades de nossa consciência, de nossas mentes, nos levando a contatar o Supremo e nos elevando em direção a Realidade Infinita, fazendo-nos vibrar na Harmonia do Universo.

 

Karma Yoga

 

A palavra “Karma”, significa Ação, então o Karma Yoga é o Yoga da Ação, ou seja, consiste em realizar ações de serviço ao próximo, ou seja, através do desapego atingimos o auto-conhecimento.

No Bhagavad-Gita esta escrito:

 

5.2 A renuncia ao trabalho e o trabalho devocional são ambos bons para a libertação, mas os dois, o trabalho em serviço devocional é melhor que a renuncia ao trabalho.

5.3 A pessoa que não odeia nem deseja os frutos de suas atividades é conhecida como sempre renunciada, tal pessoa liberada de todas as dualidades, supera facilmente o cativeiro material e é completamente liberada, ó Arjuna de braços poderosos.

 

Podemos entender então que o Karma Yoga é o serviço desinteressado, onde a mente esta livre ou desapegada de sentimentos de autoria da ação, de vaidade e expectativas dos resultados, ou seja, entrega, oferece ao Supremo o benefícios das obras realizadas.

 

Hatha Yoga

 

É uma abordagem com várias prescrições para o corpo, incluindo ásanas (posturas corporais), prãnayamas (exercícios de respiração) e outras técnicas de purificação corporal, chamados de kriyas. Visa o controle e regulação das funções corporais, sendo que através deste controle auxiliam a adquirir domínio sobre a consciência, para que assim se atinja a meta. O Hatha Yoga é conhecido como o Yoga Vigoroso, sendo que o mesmo é um “produto” da cultura da Índia Medieval.

No Hatha Yoga tem-se a intenção de liberar o fluxo energético do organismo para que o Prãna (energia) flua livremente e ascenda até o sétimo (7) chackra, libertando o individuo das algemas da existência.

Entretanto o Hatha Yoga é um caminho. Em um dos livros mais importantes do Hatha Yoga Clássico, chamado Hatha Yoga Pradipikã (século XVI), inicia-se da seguinte maneira:

 

1.1 Saúdo o Primeiro Senhor, Shiva, que ensinou seu conhecimento do Hatha Yoga a sua esposa Pãrvãti. Este conhecimento, como uma escada, conduz ao elevado Raja Yoga.

 

Outro livro também de suma importância para o Hatha Yoga, livro este chamado Gheranda Samhita, inicia de uma maneira muito semelhante a escritura citada acima.

 

Inclino-me perante o Senhor Shiva que no princípio ensinou o Hatha Vidya, ciência que destaca como o primeiro degrau da escadaria que conduz às supremas alturas do Raja Yoga.

 

Então se observa que o Yoga vigoroso é um caminho para o conhecimento de si mesmo, para o fortalecimento do corpo, para que se possa meditar mais profundamente, pois através do Hatha Yoga pode-se atingir o conhecimento da verdade, como está escrito no Gheranda Samhita:

 

1:5. Da mesma maneira que se aprende o alfabeto, com a prática, podem-se dominar todas as ciências, mediante o domínio do Hatha Yoga adquire-se no final o conhecimento da verdade que libera a alma da escravidão.

 

Raja Yoga

 

Raja Significa Real, ou seja, o Yoga Real. O Raja Yoga foi o nome dado a recodificação do Yoga realizado por Patanjali. Patanjali organizou os conhecimentos milenares que eram transmitidos pela tradição oral, de Guru a discípulo, através das gerações. Este conhecimento era esparso, não sistematizado, embora verdadeiro e profundo. O Raja Yoga é também conhecido como Asthanga Yoga, ou Yoga dos Oito (8) Passos. Astha significa oito (8) e Anga significa partes ou passos. Estes passos serão estudados com detalhes mais adiante.

 

Outras Linhas de Yoga

 

Além destas abordagens de Yoga existem inúmeras outras, que foram sistematizadas na época atual, principalmente aqui no ocidente. Entre estas abordagens se encontra o Asthanga Vinyasa Yoga, o Iyengar Yoga, o Viniyoga, o Swástia Yoga, o Power Yoga, entre outras formas. Nota-se que algumas destas abordagens são extremamente sérias, entretanto outras iludem as pessoas, visando favorecer seus “criadores”, seja financeiramente, seja egoícamente.

Portanto preste muita atenção ao escolher qual linhagem deseja seguir, qual a ligação desta escola com os antigos Gurus da Índia, qual sua sucessão disciplinar.

 Texto produzido por Maykon Bernardo

Rua Gonçalves Dias, nº. 109 Pio Correa - Criciúma/SC