Aliança do Yoga

Este Centro possui Professores Filiados na Aliança do Yoga

Dhyana – Meditação

Meditação

 

 

Meditação, chamada de Dhyana em Sânscrito, é uma técnica psico-espiritual criada pelos iogues desde tempos remotos, cujo método consiste em abstrair as vibrações sensórias, concentrar a mente e manter a ideação em um propósito sublime. Tal processo harmoniza as vibrações da mente, deixando-a num estado semelhante ao de um lago tranqüilo, quando se pode perceber o brilho refletido do Ser Interior mais refulgente. Sua prática regular acarreta vários benefícios, dentre os quais podemos citar: maior autoconfiança, expansão mental, inteligência emocional, firmeza de caráter, amor à natureza e aos demais seres vivos.

Também, por seus efeitos positivos para o cérebro e o coração, a meditação vem sendo pesquisada e recomendada por médicos para auxiliar as pessoas em vários aspectos da vida cotidiana.

No decorrer da história humana, sempre se tem afirmado que as coisas duradouras na vida estão na mente e no espírito de cada pessoa. Na antiguidade alguns sábios desenvolveram as ciências do Yoga e Meditação.

Estas técnicas refinadas são benéficas para todos os níveis da vida humana. Curam e fortalecem o corpo físico, promovem a concentração e o equilíbrio da mente, e proporcionam paz profunda e felicidade ao espírito, para expandir a mente e elevar a consciência, os Yogues desenvolveram a Meditação.

Esta técnica mental incrementa a memória e a habilidade intelectual. Desenvolve compreensão e tolerância. A meditação aumenta a força de vontade e a capacidade de auto-controle, adquirindo seu praticante uma mente saudável, equilibrada e uma personalidade integrada.

Assim como não podemos ver claramente o reflexo da luz em um lago turbulento, da mesma forma que não podemos alcançar a paz e a bem-aventurança de nosso Ser interior - a Consciência Suprema - por causa das impurezas e turbulências da nossa mente inferior.

O processo de auto-realização é o esforço de elevar a mente passo a passo, através de todos os seus níveis, e purificá-los um a um.

É preciso que se experimente e purifique cada uma das camadas; nenhuma pode ser negligenciada.

Através do desenvolvimento integral do corpo, mente, e espírito, uma consciência expandida surge de forma natural, a qual proporciona uma compreensão mais profunda da própria vida e de todo o universo.

Esta expansão mental auxilia o ser humano a identificar-se com as alegrias e os sofrimentos, tanto dos seres humanos, quanto dos demais seres vivos que compartilham este planeta.

Um respeito tão profundo e uma preocupação por todas as expressões de vida servem de estímulo para trabalhar de forma altruísta pelo aperfeiçoamento de toda a humanidade.

 

Texto recortado por Maykon Bernardo, baseado em texto encontrado no site da Ananda Marga.

www.anandamargasp.org.br

 

Rua Gonçalves Dias, nº. 109 Pio Correa - Criciúma/SC