Aliança do Yoga

Este Centro possui Professores Filiados na Aliança do Yoga

Hatha Yoga - A União do Sol e da Lua

Hatha Yoga

 

Hatha significa anti-natural. Também significa a junção dos opostos, a união do Sol e da Lua, no nosso interior. Pressupõe que o corpo físico é um templo, morada de Kula Kundaliní, Energia Divina adormecida na base da Coluna, no cóccix. Utiliza-se de técnicas físicas, como os Ásanas (posturas físicas), Pranayamas (exercícios respiratórios), Bandhas (contrações musculares), Kriyas (técnicas de purificação) entre outras técnicas que pressupõem o domínio do corpo. Chama-se antinatural, pois retira o corpo do comodismo, forçando-o a atingir estados, além do costumeiro. (KUPFER, 2001).

É uma abordagem com várias prescrições para o corpo, incluindo ásanas (posturas corporais), prãnayamas (exercícios de respiração) e outras técnicas de purificação corporal, chamados de kriyas. Visa o controle e regulação das funções corporais, sendo que através deste controle auxiliam a adquirir domínio sobre a consciência, para que assim se atinja a meta. O Hatha Yoga é conhecido como o Yoga Vigoroso, sendo que o mesmo é um “produto” da cultura da Índia Medieval.

No Hatha Yoga tem-se a intenção de liberar o fluxo energético do organismo para que o Prãna (energia) flua livremente e ascenda até o sétimo (7) chackra, libertando o individuo das algemas da existência.

Os livros mais importantes são: Hatha Yoga Pradipika, Gheranda Samhita e Shiva Samhita. (KUPFER, 2001, p. 77).

Entretanto, os principais tratados de Hatha Yoga, consideram esta prática (Hatha Yoga) somente como um método para se atingir o Raja Yoga. O Hatha Yoga Pradipika inicia com a seguinte frase:

 

1.1 Saúdo o Primeiro Senhor, Shiva, que ensinou seu conhecimento do Hatha Yoga a sua esposa Pãrvãti. Este conhecimento, como uma escada, conduz ao elevado Raja Yoga. (Yogendra, 2002, p. 18).

 

Outro livro também de suma importância, o Gheranda Samhita, inicia de uma maneira muito semelhante a escritura citada acima.

 

Inclino-me perante o Senhor Shiva que no princípio ensinou o Hatha Vidya, ciência que destaca como o primeiro degrau da escadaria que conduz às supremas alturas do Raja Yoga. (SAMHITA, s/d, p. 4).

 

Então se observa que o Yoga vigoroso é um caminho para o conhecimento de si mesmo, para o fortalecimento do corpo, para que se possa meditar mais profundamente, pois através do Hatha Yoga pode-se atingir o conhecimento da verdade, como está escrito no Gheranda Samhita:

 

1:5. Da mesma maneira que se aprende o alfabeto, com a prática, podem-se dominar todas as ciências, mediante o domínio do Hatha Yoga adquire-se no final o conhecimento da verdade que libera a alma da escravidão.

 

Rua Gonçalves Dias, nº. 109 Pio Correa - Criciúma/SC